imagem

Casa Baracat

Residencial
2016
Campos dos Goytacazes

Materiais puros, em sua aparência natural são a identidade deste projeto…

 

O programa exigia um home office de certa forma integrada enquanto preservasse a privacidade da casa onde o proprietário atende seus clientes.

A fachada deveria ser convidativa, agradável e ao mesmo tempo proteger a edificação do excesso de radiação em um terreno com frente para SW.

Os proprietários se demonstraram atraídos por materiais em sua aparência natural, como o concreto aparente, aço corten e madeira.

O resultado? Um projeto que atende plenamente a todas essas demandas. A casa foi implantada de forma a ocupar o mínimo possível do terreno, abrindo espaço para as áreas externas e orientando todos os espaços de permanência para a melhor condição de ventilação natural e insolação. Os brises na fachada permitem que a sala aproveite da ventilação cruzada sem se expor a rua e ao sol. O caminho que se confundo entre externo e interno e conduz o visitante que vai ao escritório a entrada garante a privacidade necessária a casa. O espaço gourmet é uma extensão da sala de jantar enquanto a piscina e deck o “invadem” trazendo a presença sempre agradável da água.

Assim, um programa que parecia complexo e limitado por uma área total construída que deveria ser inferior a 200m² se resolveu com soluções práticas e simples, e com uma aparência atual com uma volumetria horizontalizada e materiais expostos em sua forma mais “bruta”.

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem